
O Liberdade – O Jornal, nesta manhão de segunda feira – 21/10 -, conversou com a Secretária de Educação, do município de São Miguel das Missões, Professora Jussara Ana Bittencourt.
Na prosa, a Sra. Secretária responde a alguma perguntas do LOJ, aqui traduzidas na forma de narrrativa:
Perguntamos a Professora Jussara sobre a secretaria, o andamento, a sua leitura …
Jussara disse que muitos trabalhos estão sendo executados nas Escolas, com a participação muito forte do professorado, citando inclusive vários eventos, inclusos nos quais os país que quando participando, se mostraram bastante satisfeitos com os trabalhos ora sendo executados.
Perguntamos sobre como tem sido o enfrentamento do segmento diante de tantas inovações/renovações que ora batem a porta tipo, tecnologia, comunicação, con
Jussara disse que o meio passa por várias e novas especializações – muitas oriundas de orientações “de cima”-, as quais diz respeito as novas inserções no aprendizado, visando justamente uma qualificação não só no ensino atendendo as uma série destas demandas, mas para se transmitir isso aos educados e, portanto, a sociedade.
A Secretária, Jussara Viera disse que não só o professorado, mas toda acadeia envolvida no setor estão bastante atarefados, muito, buscando e visando a atender o que lhes vem sendo sugerido para que este “passo adiante” venha a ocorrer>
L – Se isso está acontecendo conforme cremos e, segundo o que a senhora ora me diz, posso sugerir que nem sempre este esforço a mais seja compensado, digamos que, financeiramente?
A Secretária Jussara Ana Bittencourt concordou que, é realmente por ai que isso tem acontecido.
Também o LOJ perguntou como anda a comunicação da Secretaria com a sociedade?
A prof. Jussara disse entender que está acontecendo em nível bastante elevado e que tem em seus diretores a parceria para atender e bem este importante papel. O que, segundo ela, vem acontecendo de forma bastante satisfatória.
Também nos informou que também o Executivo faz este tipo de divulgação dando um amparo maior a todo o corpo de governo reproduzindo os exelentes resultados que vem sendo obtidos.
Jussara fez fortes elogios a administração de Rodrigo Ribas, várias, inclusive dando a parecer que referências críticas do LOJ teriam chegado também a seu conhecimento. Tipo: a rápida busca pelo executivo em ocupar espaço na AMM onde, segundo ela, coisas maravilhosas já estão acontecendo e acontecerão ainda este ano, fruto deste esforço.por isso da decisão acertada em ter a presidencia da entidade justo neste momento.
L – E, se eu sugerisse que inclusive referências a sua secretaria, bem como a outras por exemplo, à Saúde, tem acontecido. Mesmo que eu mesmo não concorde – mas entenda – sobre estes importantes setores? ..
Lembrei inclusive o que o próprio titular do executivo me disse várias vezs, de que “olhasse os resultados das eleições” o que me daria uma visão mais aproximada da realidade.
Secretária Jussara não conseguiu ocultar um estreito riso no canto esquerdo da boca.
Sem aproveitar a deixa, lembrei a gentil amiga e professora que .. Maduro e Kings tem sempre larga aprovação popular e que, no meu necessário (modesto) saber, quando a maioria tende a perpetuar preferências a favor de um só lado, onda ou tendência, é sinal de que para a sociedade as coisas npossa não ir tão bem quanto o governo imagina.
Educada, receptiva a idéias, a secretária de Educação de São Miguel das Missões acenou positivamente com a cabeça. Sugerimos que evoluiu basntante na política. Respondeu: Sim, a gente sempre vai estar aprendendo. Fez referências a ao papel deste jornalista e agradecemos a bondade.
Jussara Ana Bittencourt deixou claro sobre os considerados avanços em direção a adequar a Escola a novas realidades, como dito acima. Por tal, aí questionamos do necessário alerta que estes esforços que tem se ampliado, aumentado reconhecidamente por muitos e pelo LOJ também, mas que ainda notamos real e persistente dificuldade de isso tudo – esforço + custos – ainda não esteja conseguindo chegar de forma positiva ao povo propósito melhor. Permanecemos com muitas e claras mazelas, dificuldades de leituras sociais qualificadas e que nota-se sim uma qualificação enorme e principalmente no corpo político e seu entorno no país, mas que o separa cada vez mais da sociedade naturalmente reclamante quanto mais evoluída e, pois, distante, inculta, poucas chances tem de no momento e menos no amanhãou menos ainda depois, de contrapor narrrativas tão bem postas, capando assim o fluxo natural dos desejos populares e os substituíndo por uma sensação de bem estar frustrante e ilusório.
Citamos o exemplo que, em São Miguel das Missões ao ouvirmos nossos empresários – leitura nossa -, os 15/20 primeiros minustos, são só elogios a vida, ao entorno, ao próprio futuro. Mas depois deste espaço de tempo, aparece a imaginada motivação do fechamento da loja, o não pagamento das contas, a mudança de município e as misérias alocando o povo para o socorro infame, mas cada vez mais necessário dos próprios políticos.
Sobre a comunicação do atual Executivo, também perguntamos a leitura da Sra. Secretária.
Não deu para entender bem se sente ou não firmeza sobre este serviço ao largo de suas responsabilidades maiores.
Citamos alguns esforços – enormes – e até alviçareiros que não só tangenciariam nosso município – PAC, Parque Industrial, Habitação Popular e outros – mas que ficaram ai como verdadeiros esqueletos de duras e frustrantes lembranças para a sociedade de São Miguel.
Sobre esta citação, a Secretária Jussara disse que “ainda sonha” com o projeto PAC Cidades Históricas, o qual recordamos para ela momentos de atito que tivemos e que nos resndeu históricas e fortes reprimendas – entre tantos outros -, com nossos político por alertar sobre os resultados futuros para a população.
Também nos disse a Secretária Jussara que – como alento diante do que conversamos -, sustenta a esperança que a partir do próximo ano, o próprio titular do executivo venha a se ocupar mais daquilo que damos a entender como “vazio”, uma vez que terá mais tempo para se focar ainda mais em sua comunidade.